Header Ads

Pretensão de gigantes

Aproveitando o crescimento do esporte, o Rugby São Carlos vem se estruturando e crescendo.

Por: Paulo Machado

O Rugby chegou no Brasil, em 1891, no Rio de Janeiro, com o Clube Brasileiro de Futebol Rugby, e atualmente vem crescendo cada vez mais, chegando a ser uma modalidade olímpica e que conta com milhões de fãs pelo mundo. O esporte que a pouco tempo não era tão difundido no país, tem ganhado muitos fãs e praticantes, segundo a CBRu (Confederação Brasileira de Ruby), existem mais de 11 mil atletas federados e mais 60 mil praticantes amadores.

Fundado em 2000, a equipe do Rugby São Carlos, que atualmente disputa o Campeonato Paulista B, e é um exemplo dos dados apresentados pela confederação brasileira da categoria, o clube que é amador, assim como a imensa maioria dos outros 300 espalhados pelo país. Mas que conta com atletas e administradores que amam o esporte, segundo Leonardo Carniato: “É um trabalho árduo e cansativo, já que é feito de forma amadora e sem remuneração. Ou seja, é feito no tempo livre, como um segundo trabalho”, explica.
Foto retirada do site oficial

Mesmo sem muita estrutura, assim como a maioria dos esportes, o Rugby conta com muitos adeptos espalhados pelo país e conta com campeonatos não “oficiais” ou que não são ligados a CBRu, assim como Federação Cerrado Rugby, que é responsável pela modalidade em Goiás, Brasília e Tocantins, além de ter 6 federações estaduais filiadas ligadas a CBRu que ficam em São Paulo, MG, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul: “O Brasil conta com uma confederação nacional. Ela é filiada à federação internacional (World Rugby) e ao COI e responsável por realizar o Super 16 (primeira divisão), a Taça Tupi (segunda divisão) e os Super Sevens, que são os campeonatos brasileiros de Rugby sevens - o Rugby olímpico”, explica Leonardo.

Com algumas referências, o clube São Carlos vem crescendo cada vez mais desde sua fundação, ao ser questionado quais outros clubes que os inspiram, Leonardo diz que: “Não sei se podemos falar em inspiração, mas buscamos abraçar experiências positivas de clubes nos quais nossos jogadores já tiveram alguma participação. É o caso do São José Rugby, clube de origem de um de nossos fundadores e uma grande referência na formação de jogadores e que inspirou o Jacareí Rugby, outra grande referência, e o Pasteur Athletique Club, time no qual um de nossos principais jogadores passou duas temporadas e pode conhecer o projeto social Rugby Para Todos, na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo”, fala Carniato.

Buscando trazer um projeto social e também agregar valores ao clube a as crianças o São Carlos, tem um projeto chamado ‘Descobrindo o Rugby’, que é voltado para jovens entre 13 a 17 anos e para ambos os sexos: “Nossa missão principal é formar cidadãos, mas entendemos que o projeto também é importante para o crescimento do clube, pois cria cultura de Rugby. Com isso, mesmo que essas crianças e jovens não entrem em campo, ajudarão o clube a crescer acompanhando jogos e torcendo”, explica Leonardo.

     O São Carlos, atualmente conta com 4 patrocinadores, mas 3 são em regime de permuta de produtos e serviços (troca ente as partes), além de contar com o apoio da Prefeitura Municipal da Cidade. Porém, mesmo contando com esses apoios, alguns projetos para melhorias do clube são difíceis: “Temos projetos para a criação de uma sede e outros para a conquista de leis de incentivo ao esporte. Mas, dado o número reduzido de pessoas com tempo para ajudar na administração e falta de recursos, esses projetos andam a um ritmo lento”, explica.

       O Rugby, é um esporte que tem suas bases em valores sociais, porém, sem muita visibilidade, no Brasil mesmo sendo um esporte olímpico, ele vem caminhando com dificuldades pois sem muita mídia os patrocinadores não têm muito interesse. Mas um bom sinal, é que cada vez mais o número de clubes, apaixonados e projetos, o esporte pode vim a ser um dos maiores e mais praticados no Brasil, haja vista que ele já conquistou seu espaço nas olimpíadas segundo maior evento esportivo do mundo. Talvez com interesse do poder público e de alguns investidores, o Rugby pode ser muito mais popular e ter uma melhor estrutura e sair do amadorismo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.