Header Ads

Talento escondido


Com o mercado nacional para treinadores mudando, alguns ainda precisam buscar oportunidades em outros lugares
Por: Paulo Machado e Camilo Mesquita

A China, vem ganhando destaque no cenário do futebol mundial devido as transferências milionárias de diversos jogadores, que acontecem. Porém, um brasileiro vem trabalhando para colaborar no desenvolvimento do esporte no país, trata-se do treinador Fernando Sales, cujo já trabalhou em países como Polônia, Myanmar, Indonésia e Tailândia E possui certificado da UEFA.

Foto de arquivo pessoal
Ele que iniciou a carreira na base do Vila Nova de Nova Lima, como preparador físico, está atuando em um projeto para atletas sub 23 no país asiático, que é uma parceria do governo chinês junto com a empresa Nike. Fernando diz que contam com uma boa estrutura: “A estrutura é algo bem interessante, pois temos de tudo e mostra o quanto do a China está decidida em entrar de vez no cenário do futebol,” explicou o treinador.

Esse projeto é um dos muitos que visam a evolução do futebol no país, existe a intenção de aumentar a quantidade de campos para prática, além de escolas de formação e centros de treinamentos. Fernando pode constata essa ascensão: "Estou aqui a pouco tempo, porém, vejo uma mudança enorme e uma evolução no futebol local desde quando cheguei, tenho acompanhado o campeonato local e observo uma evolução tremenda", explica.

A adaptação a um país de cultura totalmente diferente não têm sido problema para o treinador: "Ainda está no início, mas tem sido bem legal", afirma. Apesar da dificuldade com a comida e a língua que segundo ele "as vezes complica, mas nada que assuste”, mas ele explica que tem um interprete que o ajuda. Apesar desses empecilhos, Fernando não considera a China o lugar mais diferente que trabalhou: "Não, creio que foi em Myanmar e Indonésia, os países mais diferentes que trabalhei", completou.


O futebol chinês está progredindo muito, mas graças ao investimento pesado do governo e também de atletas e treinadores estrangeiros, Fernando fala sobre como conseguiu seu certificado da UEFA: “Diria que foi gratificante porém, fiz coisas e sacrifiquei muitas outras pra tê-lo. Primeira barreira foi o idioma, tive de aprender o polonês pra poder entrar no curso ou seja não se faz o curso sem dominar o idioma, outra coisa foi sacrificar muitos anos sem visitar meus pais pois o curso é muito caro e tive de optar em estudar, outra coisa quando estava em Myanmar tive de viajar muitas vezes Ásia - Europa pra participar das aulas teve momentos que fiquei mais tempo no avião que na sala de aula... mas quando olho pra trás tenho um orgulho disso tudo e faria tudo de novo”, comenta.

Mesmo sem ter trabalhado como treinador no Brasil, ele vê com bons olhos a possibilidade de um dia trabalhar no país, por isso buscou se aperfeiçoar e ter uma chance aqui e cita os novos treinadores que estão surgindo no cenário nacional: Vejo ainda que bem remota, mas vejo sim pois o Brasil está mudando. Embora seja um cenário diferente, mas temos treinadores novos como o Larghi ex Atlético MG, Barbieri atualmente no América Mg, Barroca no Botafogo, Thiago Nunes no Athlético Paranaense dentre outros, porém eles já estavam e estão inseridos no mercado brasileiro o que não é o meu caso ainda, porém, creio que isso acontecerá logo, logo,” fala o técnico.

Assim como a China e outros países o Brasil, está mudando mesmo que lentamente o futebol local, dando oportunidades para novos treinadores mesmo que apenas alguns, e também investindo no campeonato nacional que está sendo mais competitivo a cada ano que passa.

Um comentário:

  1. gongodo já Passou da hora de colocar novos proficiência nas vitrini do futebol brasileiro

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.