Header Ads

Brilhando na terra do sol nascente


 Atacante brasileiro vêm ganhando grande destaque no futebol japonês
Por: Paulo Machado

O Brasil sempre exportou grandes talentos para o futebol mundial e o futebol japonês sempre usou esse talento nacional por lá passaram jogadores como Dunga, Emerson Sheik, Leonardo e o mais famoso de todos que já passou por lá, com certeza foi Zico que se tornou o maior ídolo da historia do Kashima Antlers e até hoje é uma grande referência para o esporte local.

Atualmente o futebol japonês conta com mais de dez brasileiros em sua principal liga, e um dos destaques do campeonato nacional é o atacante pernambucano Anderson Lopes, que na atual temporada já anotou nove gols, atuando no clube Hokkaido Consadole Sapporo. Considerado uma das principais contratações do clube para essa temporada o brasileiro que já teve passagens por Avaí e Athletico Paranaense, vem mostrando um bom desempenho dentro das quatro linhas.

Quando falamos ou pensamos em futebol asiático, já imaginamos jogadores mais velozes e não estamos equivocados segundo Anderson: “A intensidade do futebol aqui é mais rápida”, é o que diz o brasileiro. E ele também contou a diferença entre o Japão e a Coreia, que para muitos não existe: “Eu também pensava que os dois países fosse iguais, mas é totalmente diferente principalmente o futebol, no Japão é muito mais jogado e de qualidade, já na Coreia é muito mais força física e pancadaria”, completou Lopes.
Como em todo o país em que o futebol consegue alcançar boa parte da população, os atletas se tornam ídolos e grandes personagens na sociedade e no Japão não poderia ser diferente: “Aqui o estrangeiro é tratado como ídolo por torcedores, quando um torcedor te incentiva ele te apoia até o fim. Até mesmo quando você troca de clube”, salientou Anderson.

Foto: Divulgação/Consadole Sapporo
Assim como grande parte dos estrangeiros que se aventura por outros países, Anderson também teve um pouco de dificuldade para se adaptar e também aprendeu muitas coisas em suas passagens pelo futebol asiático: “No inicio minha maior dificuldade foi com a comida, mas depois que se acostuma fica fácil”, explicou e sobre os ensinamentos que teve por lá: “Aqui você tem que ter muito respeito pelos outros, até quando perde alguma partida e está de cabeça quente. Principalmente aqui no Japão”, completou o atleta. 

Muitos jogadores brasileiros assim como Anderson, decidem sair do país para ter mais oportunidade e brilhar em suas trajetórias como profissionais, pois com tantos atletas de futebol a concorrência é muito grande e acaba não tendo espaço para todos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.